As alergias são reações do sistema imunológico a substâncias que normalmente são inofensivas, mas que o corpo percebe como uma ameaça. Essas substâncias, chamadas de alérgenos, podem incluir coisas como pólen, poeira, pelos de animais, certos alimentos ou até medicamentos.
Por que ocorrem as alergias?
O sistema imunológico responde de forma exagerada ao alérgeno liberando substâncias químicas, como a histamina, que causam os sintomas típicos das alergias. Isso pode incluir desde espirros e coceira até erupções cutâneas e, em alguns casos, dificuldade para respirar.
Os tipos de alergias mais comuns:
- Respiratórias: A rinite alérgica, por exemplo, é desencadeada pelo pólen ou pela poeira.
- Alimentares: Alimentos como amendoim ou frutos do mar são comuns entre os alérgenos.
- Medicamentos: Algumas pessoas têm reações a certos medicamentos.
- Cutâneas: A dermatite de contato ocorre ao tocar materiais ou substâncias específicos.
Como são tratadas as alergias?
Para controlar as alergias, o ideal é evitar o contato com os alérgenos sempre que possível. Existem anti-histamínicos que ajudam a aliviar os sintomas, e em casos mais graves, o médico pode recomendar a imunoterapia. Esse tratamento consiste em vacinas que, ao longo do tempo, ajudam o corpo a se tornar menos sensível ao alérgeno.
Se você apresenta sintomas com frequência, é importante consultar um especialista para identificar o alérgeno e definir o melhor tratamento. Conhecer e entender como as alergias funcionam pode ajudar a controlá-las e a melhorar sua qualidade de vida, especialmente na primavera, quando pessoas com alergia ao pólen sofrem bastante.